ale-goncalves1

Alê Gonçalves

O Chef Executivo da Pizzaria Pistache, sempre foi um apaixonado pela gastronomia, no entanto, sua vida profissional sempre o levou para longe das panelas. Estudou Administração de empresas, trabalhou durante muitos anos na área de atendimento e se formou em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná em 2012. Com o passar do tempo, notou que a área de Direito não o faria tão feliz como a gastronomia, foi aí que decidiu virar tudo de cabeça para baixo. Após tornar-se bacharel em Direito, optou por viajar para o outro lado do mundo: a Austrália. Lá estudou e trabalhou na área gastronômica e viu que realmente era isso que lhe faria feliz. Ainda no exterior, viajou para a Tailândia e lá fez cursos da culinária local para aprimorar seus conhecimentos. No ano de 2015 realizou vários cursos on line na plataforma Samba Cooking, transmitido diretamente da Itália pelo Chef Emanuelle Cucci, onde pode aprimorar seus conhecimentos na culinária Italiana. Recentemente viajou para o Peru com o intuito de aprender as técnicas da culinária que é tida como o tesouro da América Latina, lá realizou alguns cursos de aprimoramento e pode ver de perto toda a paixão que aquele povo tem pela culinária local.

No Brasil

Quando retornou ao Brasil, abriu em sociedade com sua mãe, um pequeno restaurante em São Paulo, mas como já havia se tornado curitibano da gema, ele e sua esposa decidiram voltar para a cidade sorriso. Em Curitiba, abriu a Pocket Cuisine, um serviço de catering no qual passou a oferecer uma nova forma de buffet em casa para o público curitibano. Com o objetivo de aprofundar ainda mais suas habilidades e conhecimentos, matriculou-se no curso de Gastronomia da Universidade Positivo. Em Agosto de 2015 surge uma nova e promissora oportunidade: A sociedade com seu grande amigo Marcelo Voitach, sobre a Pizzaria Pistache, restaurante tradicional situado no bairro Jardim Social. A partir deste momento, Alessandro traz novos conceitos para a casa, pensando sempre no bem estar de seus clientes e de levar uma gastronomia de qualidade, sabor e muito amor pelos alimentos. Hoje ele divide seu tempo entre os estudos, sua catering e a direção gastronômica da Pistache. E pode acreditar: ele ainda quer muito mais!

ale-goncalves2
Perfil Chef Alê Gonçalves

Palavras do Chef

Sempre fui o cozinheiro da galera, aquele cara que sempre acaba tomando conta da churrasqueira ou do fogão, pois sou realmente apaixonado pelas panelas, mas até então não me via fazendo isso profissionalmente. Meus amigos sempre me diziam uma frase que custei a acreditar: “Alê, você precisa abrir um restaurante”.

Acreditei tanto nessa história que resolvi correr atrás deste sonho. Eu já havia feito alguns cursos de culinária aqui no Brasil, mas em 2012 eu e minha esposa resolvemos largar tudo por aqui e ir para a Austrália estudar inglês e, no meu caso, gastronomia também. O intuito era me preparar para ser um profissional da cozinha, já que sempre fiz isso muito bem por amor e vocação.

Quando voltei para o Brasil, decidi me matricular no curso de gastronomia na Universidade Positivo, desta maneira, posso aumentar ainda mais minhas habilidades e obter meu tão sonhado título de Chef de Cuisine, uma vez que já conquistei uma grande bagagem e conhecimento prático em minhas viagens ao exterior.

Foi neste momento que tudo começou a convergir para o que sempre amei fazer, que é cozinhar. Em Agosto de 2015, surge um novo desafio em minha vida: assumir como chef executivo, a Pistache Pizza & Gastronomia. O intuito é melhorar ainda mais a casa que já é sucesso desde 1989 em Curitiba.

Minha cozinha é simples, casual, mas elaborada com muita dedicação e amor pela gastronomia. Acredito no sabor real dos alimentos, dos temperos e também na exploração de todos os sentidos para o preparo dos meus pratos.

Na Austrália, aprendi que o sabor dos alimentos não deve ser alterado por temperos em demasia, já na Tailândia descobri que tempero é tudo e o respeito pelo alimento fresco deve ser levado a sério. Aprendi e me surpreendi muito ao descobrir que em um único prato podemos sentir o doce, o salgado, o amargo, o azedo e o picante de uma vez só, em uma mistura que é uma verdadeira explosão de sabores.

Entendi que podemos ser muito mais do que achamos que somos, e que não precisamos de muita coisa nessa vida além de uma família estável, grandes amigos e paixão pelo que fazemos.

Alê Gonçalves Chef